.

.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

"A Grande Guerra"



Amanda Letícia n°3

Causas da Primeira Guerra Mundial

A Grande Guerra

O final do século XIX e a 1ª década do século XX na Europa, foram marcados por um clima de confiança e otimismo. Os homens da época tinham a sensação de que a Europa teria o domínio definitivo sobre todos os continentes. Porém, por trás dessa aparência de tranqüilidade estavam presentes graves problemas econômicos.
Soldados franceses atacam alemães durante a Primeira Guerra Mundial. Foto de 1917.
Soldados franceses atacam alemães durante a Primeira Guerra Mundial. Foto de 1917.
O mundo encontrava-se dividido e submisso às grandes potências européias e aos Estados Unidos. Não existiam mais territórios sem dono e as grandes potências brigavam entre si na tentativa de expandir suas áreas de dominação econômica e política.
A Revolução Industrial trouxe transformações importantes para a economia capitalista: surgiram as máquinas elétricas e os motores.
As indústrias mais importantes extraiam petróleo, fabricavam aço, máquinas e navios.
A competição capitalista estimulou o crescimento de algumas empresas; porém, levou ao fracasso muitas outras. Empresas mais fracas foram compradas ou faliram, enquanto que as grandes ficaram maiores ainda.
Os chamados monopólios (grandes empresas) passaram a controlar os grandes setores da economia. Tais empresas queriam crescer e enriquecer cada vez mais. Desejavam matérias-primas (minério, algodão, cacau), mão-de-obra barata (para trabalhar nas minas com salários reduzidos e lucros para os patrões) e mercados consumidores.
Para conseguir tudo isso as empresas (monopólios) precisavam investir capital em outros lugares do mundo e criar impérios econômicos (principalmente em países de economia mais frágil) e tudo isso com a ajuda de seus respectivos governos.
Economistas alemães e ingleses do início do século XX chamaram essa nova fase do capitalismo mundial de Imperialismo.
Esse choque de imperialismos acabou deflagrando a Primeira Grande Guerra.

Bruna C. n°5

domingo, 13 de abril de 2014

A Guerra Fria - À Beira do Juízo (documentário)



 Thalles Henrique n°31

Guerra Fria e a Tecnologia

Nos dias de hoje é fácil pensar nas interações dos grupos sociais pelos meios das novas tecnologias. Com tantas tecnologias, as comunicações entre os povos, num contexto geral, foram ficando cada vez mais fácil. A Internet atua hoje como um elo de ligação entre culturas do mundo todo, possibilitando a comunicação e a disseminação de notícias de qualquer ponto do planeta, e até de fora dele. Essa Internet da qual hoje nós não vivemos sem, surgiu num contexto de guerra, a Guerra Fria, uma guerra onde facilmente observamos dois grupos sociais bastante distintos buscando uma hegemonia mundial, eram os capitalistas, liderados pelos Estados Unidos da América, e os socialistas, liderados pela ex-URSS. A Guerra Fria foi um período marcado pela corrida armamentista, onde Estados Unidos e União Soviética tentavam superar militarmente seu oponente obtendo assim um conhecimento maior e mais pleno do espaço. Porém essa tensão, gerada por capitalistas e comunistas, impulsionou a ciência e a tecnologia de um modo jamais visto durante toda a história humana. Trataremos aqui como a Guerra Fria influenciou nas tecnologias que hoje nos dão conforto e comodidade.
Larissa Alvez n°17

Guerra Fria

A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991) é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.



Vitória Mombelli nº32

sábado, 12 de abril de 2014

Canários e ratos foram usados na Primeira Guerra Mundial...

  • Na Primeira Guerra Mundial, canários e ratos eram usados como cobaias pelos aliados sempre que se cavava um túnel nas proximidades da linha dos inimigos. O objetivo era detectar a presença de algum gás, principalmente o Gás Mostarda, devido à guerra química que se iniciava.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Curiosidade...

Os M&M foram inventados para os militares, que poderiam carregar chocolate sem que derretesse. Durante a 2ª Grande Guerra, toda a produção era vendida exclusivamente para o exécito. 





Maria Gabriela.